ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Armazenamento e guarda do vinho
Por Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
ARTIGOS 01-09-2009
envelhecimento nas garrafas

As condições de armazenagem ou guarda do vinho são muito importantes, visto que o vinho é um organismo vivo: nasce, evolui e morre. A famosa máxima "quanto mais velho o vinho, melhor" é um erro. Sendo o vinho um organismo vivo, ele tem, então, um ciclo de existência.  Os vinhos chamados de guarda são os que evoluem com o tempo atingindo seu ápice, sua maturidade. Depois, entram em declínio até chegar à morte. Esse período varia de vinho para vinho, de garrafa para garrafa. Hoje, a maioria dos vinhos é para consumo rápido, não necessitando de guarda. Entretanto, para saber se o vinho deve ser guardado, é preciso ter informações sobre safra e a vinícola. Atualmente as Enotecas, os bons revendedores de vinhos e até mesmo os grandes supermercados podem dar essas informações ao cliente, com seus sommeliers, ou então o próprio comprador pode pesquisar sobre safras e grandes produtores, através de livros, da mídia escrita e até dos tantos sites e blogs de vinho.

O vinho  deve ser conservado em condições propícias para sua não deterioração. A armazenagem e conservação ideais garantem as características  organolépticas e a evolução do vinho. Caso não se tenha uma adega climatizada para manter os vinhos em condições ideais, de 13°a 15°, deve-se utilizar um lugar da casa que seja fresco, arejado, sem odores estranhos, escuro, sem trepidação e com pouca variação de temperatura. As garrafas devem ser colocadas deitadas, de tal forma que se evite o ressecamento das rolhas e conseqüente invasão de oxigênio nas garrafas, o que oxidaria o vinho. Os vinhos brancos são colocados na parte inferior e os tintos, na superior, pois resistem melhor às temperaturas mais altas. Uma boa solução são as adegas climatizadas em forma de móvel, semelhantes a refrigeradores, existentes hoje no mercado, com capacidade variável de armazenamento.  Para apreciadores mais intensos é interessante manter fichas de controle da aquisição dos vinhos até mesmo programas de computador com a relação dos vinhos, onde constarão: data da compra do vinho, preço (em dólar), quantidade de garrafas, com quem degustamos o vinho, harmonizado com qual prato, etc.

Hoje temos no mercado vinhos com tampas de rosca, o que facilita a abertura da garrafa, e que também não necessitam sua guarda na posição horizontal.

.:: • © Copyright 2007 - 2021, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy