ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
EXPOVINIS 2014 22 à 24 de abril 2014.
A maior feira de vinhos da América Latina, que reuniu mais de 400 produtores instalados pelos 14 mil m² de área do Pavilhão Azul do Expocenter Norte, em São Paulo, e um público de aproximadamente 20mil pessoas.
ARTIGOS 01-01-2014
EXPOVINIS 2014
Participei da EXPOVINIS 2014, a maior feira de vinhos da América Latina, que reuniu mais de 400 produtores instalados pelos 14 mil m² de área do Pavilhão Azul do Expocenter Norte, em São Paulo, e um público de aproximadamente 20mil pessoas. Conforme noticiou Jorge Lucki, especialista, crítico e consultor de vinhos, colunista do jornal Valor Econômico, (link: http://www.valor.com.br/cultura/3524558/evento-traca-painel-do-melhor-disponivel-no-pais#ixzz2zp2vmoy1) o local demonstrou possuir infraestrutura condizente com a dimensão que o evento alcançou, com climatização adequada e facilidade de estacionamento - e também translado gratuito da estação Portuguesa -Tietê do metrô e parceria com o aplicativo "99Taxis", o que contribuiu para diminuir a fila na hora da saída (constatado no primeiro dia).
vinhos da A16 Mendoza/AR Apogeu e Auge


O objetivo maior da feira é aumentar e popularizar cada vez mais o mercado dos vinhos no Brasil, e vizualizando isso a EXPOVINIS foi comprada no ano passado pela Sial Brasil Feiras Profissionais, grupo formado pela BTS Informa e pela francesa Comexposium, uma das líderes mundiais na organização de salões e exposições dos mais diferentes setores de atividade.
Com stands dos melhores vinhos nacionais e uma bela seleção de importados, já distribuídos ou ainda inéditos no Brasil - da França, em especial, mas também da Itália (a Spiga reuniu 13 produtores de Brunello di Montalcino), Portugal e Espanha, seguidos de Chile, Uruguai, Argentina e África do Sul), foram degustatados muitos e muitos litros de vinho.
A Grécia mais uma vez trouxe seus vinhos, alguns um tanto exóticos, a Eslovênia figurou muito bem com vinhos de personalidade e o Peru, curiosamente, também esteve presente. Noticiou-se a presença da China, mas eu, em companhia de uma grande amiga do vinho (Débora Takushi Oliveira) não encontrei.
Dunamis - Expressões de Vinho com seus lançamentos nacionais
Convidada à participar da cerimônia de premiação dos vinhos TOP TEN, lá pude conferir os vencedores do TOP TEN 2014 por categoria:
Espumante Nacional: Grand Legado Brut Champenoise, da vinícola Gran Legado, região de Garibaldi/RS
Espumante Importado: Champagne Lanson Brut, do produtor Lanson, França
Branco Nacional: Pericó Vigneto Sauvignon Blanc, da Vinícola Pericó, Santa Catarina
Branco Importado: Boschendal Elgin Chardonnay, do produtor Boschendal, da África do Sul
Rosado: Remy Pannier Rose D Anjou, do produtor Ackerman, Vale do Loire, França
Tinto Nacional: Guatambu Rastros do Pampa Tannat, do produtor Guatambu Estância do Vinho, região da Campanha Gaúcha
Tinto Novo Mundo: Casillero del Diablo Devil s Collection, da Viña Concha y Toro, Vale do Rapel, Chile
Tinto Velho Mundo/Itália/França, entre outros: Le Vigne Di Sammarco Solemnis Primitivo Salento IGP, do produtor Le Vigne di Sammarco, região da Puglia, Itália
Tinto Velho Mundo/Península Ibérica: Scala Coeli, da Adega Alentejana, região do Alentejo, Portugal
Fortificados e Doces: Andresen Porto White 10 Years, do produtor Andresen, região do Douro, Portugal.
Vinícola Boutique Lidio Carraro foi destaque na feira com seus vinhos para a Copa do Mundo

Aos profissionais e aficionados enófilos de carteirinha, foram oferecidas várias degustações especiais durante todos os três dias. Tive a satisfação de estar em três delas.
A primeira com Dirceu Vianna Júnior, único Master of Wine brasileiro e meu professor no WSET3, onde tivemos degustados sete dos 50 Grandes Vinhos de Portugal que o próprio Dirceu escolheu em setembro de 2013. Foram eles: Covela Escolha 2012 (bco); Tapada dos Monges 2013 (bco); Portal do Fidalgo 2011 (bco); Terras D Alter Touriga Nacional 2010; Cartuxa 2010; Dona Maria Reserva 2008; Julia Kemper2009 e Quinta da casa Amarela Grande Reserva 2011.

Ainda pude assistir a palestra com Carlos Cabral, colunista e especialista em vinhos, consultor do Grupo Pão de Acúcar, cujo tema foi "Sua Majestade , a Cortiça", nos informando sobre a história, o objetivo, o futuro e a modernização da indústria da cortiça.

Participei também da degustação de vinhos franceses de Bordeaux com Aguinaldo Záckia, um privilégio!
Guatambu Vinhos Finos e o seu vinho premiado no TOP TEN EXPOVINIS 2014
Foram muitos vinhos degustados, e notei a participação efetiva de Portugal, demarcando seus passos firmes e fortes aqui no Brasil. Os vinhos italianos, muitos sem importador, deixam sua presença incontestável. A França com suas grandes regiões mais uma vez se destacou com vinhos do Languedoc, Vale do Loire e Bordeaux.
Fiquei muito orgulhosa dos nossos vinhos nacionais. Todos os produtores de uma receptividade imensa!
Feliz em poder degustar os lançamentos da Lidio Carraro, Guatambu, Aurora, Salton, Miolo, Pericó, Pizzato, Valmarino, Peterlongo, Don Bonifácio, Gran Legado,Quinta da Neve, Cave Hermann, Aracuri, Dunamis, Campos de Cima e tantos outros...
Vou noticiar ainda os vinhos num outro post.

Muito agradecida à Alessandra Casolato e equipe, da CH2A comunicação.
.:: • © Copyright 2007 - 2021, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy