Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "A ordem sequencial dos vinhos e a harmonização" 01/08/2014 - A Tribuna Jornal - Santos/SP
MOMENTO DIVINO 01-08-2014


Santé!

Num jantar a sequência dos vinhos é algo em que devemos prestar atenção. Os espumantes são os indicados para iniciarmos com os aperitivos, entradinhas e, podem até acompanhar todo o jantar, desde que sejam Brut. 

Esta semana a Adega Alentejana, importadora de rótulos e produtos portugueses, reuniu clientes e especialistas no restaurante Tasca do Porto, aonde pudemos provar azeites especiais e uma sequência perfeita de vários vinhos que harmonizaram com os pratos da casa.

Os vinhos portugueses têm características diferenciadas porque são elaborados com castas regionais, nativas da região, conhecidas no mundo do vinho como autóctones. Acredita-se que Portugal tenha em torno de 150 a 200 castas regionais em produção.

Assim, degustamos um espumante português da Bairrada, Quinta do Ortigão Baga (Baga é a uva tinta que vinificou em branco, assunto para outra ocasião). Um vinho branco, do afamado enólogo Paulo Laureano, o Premium Branco 2012, castas Antão Vaz, Arinto e Fernão Pires, nos foi servido com uma salada tropical de abacate com kani e camarão. Vinho com frescor e toques amanteigados que cresceu muito com a salada, enobrecendo a ambos .

Quando há vários pratos diferentes a serem servidos, trocar de vinho é bastante elegante e recomendável . Mas cuidado , pois a troca deve ser inteligente, ou seja, seguir o estilo e paladar dos pratos. Os vinhos brancos antes dos tintos, os leves antes dos encorpados, os simples antes dos excepcionais e os secos antes dos doces, sempre! 

Na sequência foram servidos um Ceviche de Linguado abundante em pimentões coloridos, pimentas e ervas, ousadamente harmonizado com um tinto da Península de Setubal, Vinha Vale dos Alhos Castelão 2011. Foi uma explosão de aromas, sabores e retro gosto. Vinho vivo com comida vivaz, ambos pertinentes. Aprovei!

Hora do bacalhau, afinal, estávamos em uma noite portuguesa. Gratinado, casou muito bem com o tinto Passa Douro 2011, mas, nada mais arrebatador do que o mítico vinho Mouchão 2008. Este vinho, também do Paulo Laureano, elaborado com a uva Alicante Bouchet e a Trincadeira, tem estágio sequencial em diversos tipos de barricas atingindo 5 anos de amadurecimento, sendo infinitamente premiado em todo o mundo. Um prazer degustá-lo, , com o bacalhau ou mesmo sem ele.

Ao final, a sobremesa! Brownie crocante de chocolate e nozes. Destaco que ficou soberba com o vinho do Porto Noval Black Tinto.

A sequência dos vinhos deve ser respeitada, sob pena de sua inversão tornar-se um sacrilégio, comprometendo tanto vinhos, quanto pratos.

Deguste as dicas e até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br



AGENDA

4º Tasting Wines of Chile em São Paulo
"Os Extremos do Chile"

dia 06 de agosto, quarta-feira, das 16 às 20 horas.

Hotel Unique, Av. Brigadeiro Luis Antônio, 4.700/SP

Degustação Bodega Diamandes
dia 06 agosto, quarta-feira, às 20horas.
Na Petit Verdot Adega Gourmet Santos/SP
reservas tel. 32216251

 

 


PROVEI E INDICO

Quinta do Passadouro - Passa Tinto 2011, Douro, PT.
Uva: 40% Tinta Roriz, 45% Touriga Franca e 10% Touriga Nacional
Cor: Rubi Intenso.
Nariz: Toque floral e compota de frutas vermelhas e caramelo com tostados.
Boca: seco, acidez e corpo médio com taninos macios após alguns instantes na boca. Muito agradável e equilibra os 14°GL de álcool com ótima persistência.
Casa Porto R$ 79,00
Importado por Adega Alentejana -
http://www.adegaalentejana.com.br


PROVEI E INDICO

Vinha Vale dos Alhos Castelão Tinto 2011 - Península de Setúbal, PT.
Uva: Castelão
Cor: Rubi com toques granados
Nariz: Frutas negras, especiarias, tostados.
Boca: Seco, bom corpo, taninos elegantes e aveludados, persistente. Equilibra sua total estrutura com 14,5°GL de álcool.
Casa Porto R$79,00
Importado Adega Alentejana -
http://www.adegaalentejana.com.br

 

 



 
► Baixe PDF Momento DiVino - A ordem sequencial dos vinhos e a harmonização


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy