Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "O Champanhe e a Champagne" 12/09/2014 - A Tribuna Jornal - Santos/SP
Momento DiVino - 12/09/2014 - A Tribuna Jornal "O Champanhe e a Champagne".
MOMENTO DIVINO 12-09-2014

Santé!

Nada mais elegante e glamouroso do que brindar com um autêntico champanhe. Outros vinhos espumantes são facilmente confundidos com esta bebida.

O vinho intitulado Champanhe, descoberto por Dom Pérignon no séc. 17, é único. Isto porque é produzido apenas na região nordeste da França, Champagne, AOC (Apelação de Origem Controlada), daí sua denominação.

Outras regiões francesas, ainda que elaborem vinhos desta categoria, não podem utilizar essa nomenclatura, serão apenas "vin mousseux' ou vinho espumante. E, consequentemente, em todo o mundo vinícola esta ordem é verdadeira.

Champanhe é um espumante que contêm grande quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido em sua composição, que borbulha e forma uma camada de espuma ou "mousse" em francês, na superfície do vinho. As borbulhas têm o nome de "perlage"(colar de pérolas), conferidas pela efervescência do gás carbônico. Tecnicamente o método utilizado para obtenção desse gás é conhecido como Champenoise ou Clássico, bastante complexo, em que a vinificação passa por duas fermentações distintas. Após a fermentação alcoólica, comum a todos os vinhos tranquilos (sem bolhas), ocorrerá uma nova fermentação e o gás será obtido com o líquido já engarrafado. Deve ser elaborado com as uvas autorizadas da AOC Champagne, que são: a branca Chardonnay e as tintas Pinot Noir e Pinot Meunier.

A Chardonnay destaca-se por seu frescor e fineza, aromas delicados, frutas cítricas, notas florais e minerais, evolui lentamente dando longevidade ao vinho. A Pinot Noir proporciona aromas de frutas vermelhas, equilíbrio, corpo e potência também para guarda. Já a Pinot Meunier dá a maciez na sua estrura final.

Pode ser branco ou rosé. Utilizando-se apenas a uva Chardonnay teremos um Champanhe blanc de blancs, caso a composição seja das tintas Pinot Noir e/ou Pinot Meunier teremos um blanc de noirs (champanhe branco feito de uvas tintas). Já o rosé é obtido geralmente da maceração rápida da cepa tinta pinot noir, ou seja, o contato das cascas e sementes das uvas é cronometrado para que não se extraia muita cor e tanino.

O grau de doçura varia do Brut zéro ou Nature (zero açúcar); Extra Brut (até 6 g/l de açúcar); Brut (até 15 g/l); Extra-Sec (de 12 a 20 g/l); Sec (de 17 a 35 g/l); Demi-Sec (de 33 a 50 g/l); e Doux (mais de 50 g/l).

Sendo um vinho com alta acidez harmoniza perfeitamente com pratos gordurosos e salgados, exemplo do famoso caviar, assim como salmão defumado, frutos do mar e queijos. Experimente ainda com carnes suínas, bovinas e também com uma pizza. Champanhe é versátil, combina entradas, pratos principais e até sobremesas, desde que sua escolha varie do brut ao doce.

Em breve falarei dos espumantes do mundo tais como Crémants, as Cavas, os Franciacortas, os Proseccos, os Sekts etc, além dos nossos espetaculares espumantes brasileiros tão premiados.

E aqui vai uma dica: dizemos "o champanhe" (champagne é palavra francesa do gênero masculino) para o vinho, e, "a Champagne" quando nos referimos à região francesa.

 

Comemore com a nobre invenção de Dom Pérignon, afinal apreciar champanhe é como beber estrelas!

Até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br


AGENDA

15/09 Vinhos do Alentejo às 16h no Hotel Intercontinental SP.

16/09 1°Wine Tasting às 18h, no Laticínio Marcelo. Tel. 3234-1861

17/09 degustação de Beaujolais às 20h na ABS Litoral.

18/09 Viva o Chile! às 20h na Petit Verdot.Inf. tel. 32216251

24/09 American Wine Show - 1° Evento de Vinhos Americanos no Brasil. Caesar Business Park-SP. Informações tel. (11) 30450397



PROVEI E INDICO

Barnaut Grande Réserve Brut Grand Cru - Montagne de Reims, Champagne, FR
Uva:
67% Pinot Noir, 33% Chardonnay.
Cor: amarelo-palha intenso e brilhante. Bolhas muito finas, numerosas e persistentes.
Nariz: amêndoas, frutas secas e frutas silvestres vermelhas, toques tostados.
Boca: vivaz, fresco, cremoso, cheio, borbulhas intensas. Equilibrado, elegante e complexo com 12,5°Gl álcool.
R$192,00 na Enoteca Decanter

http://www.decantersantos.com.br/
http://www.decanter.com.br/

 






 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy