Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Papo divino com Dani Romano" 28/11/14 - A Tribuna Jornal - Santos/SP
MOMENTO DIVINO 28-11-2014


Daniella Romano, sommelière e expert em aromas, fala à coluna Momento DiVino sobre o trabalho que desenvolve e que tanto contribui para a divulgação e formação de vários sommeliers pelo Brasil, acompanhe a entrevista:

Daniella, você faz parte de uma turma seleta de formadores de profissionais do mundo do vinho. Como foi o início da sua história com o vinho?

Comecei estudando muito, lendo, degustando e tentando entender o que eu sentia quando degustava um vinho. Seria possível tanta diversidade de aromas e sabores? Inquieta, desenvolvi minha primeira caixa de aromas. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas confesso que até hoje me surpreendo diante de uma taça de vinho e de todas as histórias que podemos descobrir cada vez que provamos um novo rótulo.


"Aromas do vinho" é a sua marca?

Sim, Aromas do Vinho é minha marca e também o nome da minha empresa. Em razão da criação da minha caixa de aromas surgiram encomendas, então parei tudo, e fui estudar e me especializar no exterior. Retornando ao Brasil montei a empresa em 1998 e atualmente produzimos material didático para várias faculdades, cursos profissionalizantes e cursos livres de sommelerie e gastronomia.


Você realiza um trabaho espetacular com o grupo "Ver o Vinho". Conte-nos, como é esse projeto?

O "Ver o Vinho" é um grupo formado por pessoas portadoras de deficiência visual. Eu criei o grupo determinada a desenvolver um trabalho focado no treinamento sensorial para degustação de vinhos e outras bebidas especialmente para pessoas cegas. É um curso gratuito, no qual o material didático e o método de ensino foi desenvolvido especialmente para os deficientes visuais, visando sempre a inclusão social.

Seu diferencial é que foi aprimorado a partir da observação e da vivência prática. No início eu não tinha nenhuma experiência ou conhecimento sobre esse universo. Diante das dificuldades e limitações desse novo projeto criei materiais adaptados para o melhor desempenho dos alunos. E a cada nova etapa novos materiais eram testados em classe. Esse processo, rico e dinâmico, foi fundamental para o grupo apresentar melhores resultados ao longo dos ensinamentos.


Como você se sente por realizar esse trabalho junto aos deficientes visuais? Qual a percepção do grupo "Ver o Vinho"?

Gosto de acreditar que contribui o suficiente! Sempre tive como meta melhorar a condição deles em relação à sociedade, dar a eles uma inclusão real.

Acredito que adquiriram mais confiança e segurança para se relacionarem socialmente, afinal, como sabemos o vinho abre muitas portas, é recheado de histórias interessantes. Nada mais gostoso do que abrir uma garrafa e dividi-la com os amigos.


Conte-nos um pouco sobre "A Casa da Travessa" e o "Selo 7 Sommeliers"

A Casa da Travessa em SP é um novo espaço de eventos e cursos que é também a sede do Selo 7 Sommeliers. O selo é um guia de vinhos que surgiu há 2 anos. Um grupo independente de profissionais do vinho, se reúne para degustar, às cegas, amostras compradas (não recebemos amostras), seguindo um método de avaliação que vai de 1 a 5 taças. Classificamos os vinhos que estão à venda no mercado brasileiro e divulgamos para os consumidores. Todo processo é gratuito. Não cobramos dos importadores para avaliar seus vinhos. Isso nos dá liberdade total, inclusive, quando um vinho é desclassificado. Quando isso acontece, nós o reavaliamos em uma nova oportunidade, pois nosso objetivo é divulgar os bons vinhos e jamais destruir a reputação dos outros.

Para mais informações, indico os sites: www.aromasdovinho.com.br e www.selo7s.com.br


Daniella Romano, obrigada por essa entrevista e parabéns por seu trabalho que transforma as pessoas através do vinho!

Até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br


AGENDA

03/12 - Feira de Espumantes, ABS Litoral, das 19h30 às 22h, inf 3234-1861.
03/12 - Vinhos da Nova Zelândia, Consulado Geral da N. Zelândia, SP, 19h.
13/12 - Wine Day, na Casa da Travessa, das 11 às 20h. 150 rótulos e faremos o TOP 7S. Rua Estevão de Almeida, 40 Perdizes, SP. inf. 55 11 3966-8212 casadatravessa.sp@hotmail.com



PROVEI E INDICO

Château Luc de Beaumont, Blaye-Côtes-de-Bordeaux 2010, Bordeaux, FR
Uvas: 80% Merlot e 20% Cabernet Sauvignon (sem barrica)
Cor: rubi intenso, leve violáceo
Nariz: frutas negras maduras, toque de cereja.
Boca: seco, pura fruta com acidez equilibrada e 13,5°GL de álcool, taninos
agradáveis e macios. Pouca persistência, delicado.
Preço sugerido R$78,80 Vinhos do Mundo Importadora
www.vinhosdomundo.com.br

 


PROVEI E INDICO

Domaine de La Solitude 2008, AOC Pessac-Léognan, Bordeaux, FR
Uvas: 55% Cabernet Sauvignon, 35% Merlot, 10%Cabernet Franc
Cor: rubi intenso
Nariz: frutas e especiarias com toque mineral
Boca: seco, acidez presente combinada com 13,5°GL de álcool, taninos aveludados, vinho sedutor, poderoso e elegante.
Preço sugerido R$100,00 Importado por Chez France
http://www.chezfrance.com.br 
 

 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy