Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Expovinis Brasil 2015, a maior feira de Vinhos da América Latina" 24/04/15 - A Tribuna Jornal - Santos/SP
MOMENTO DIVINO 24-04-2015


Santé! Consolidada com o status de maior evento de vinho da América Latina, a ExpoVinis Brasil chegou à 19º edição, reunindo entre quarta-feira e hoje, no Expo Center Norte, em São Paulo, os principais players do setor vitivinícola, com produtores de diferentes continentes, dando ao visitante (consumidor ou comerciante) a oportunidade de conhecer novas safras, novos rótulos e os mais esperados lançamentos do mercado.

A feira também promoveu muitas palestras específicas com Degustações Premium em torno do mundo do vinho, onde especialistas foram as vedetes com seu conhecimento profundo no assunto e também painéis de atualização e análise do mercado, como os impostos incidentes sobre o vinho no Brasil e seu impacto no desenvolvimento do setor. Representantes da Fecomercio, do Sindicato das Indústrias do Vinho de Santa Catarina (Sindivinho), da Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (Abba) e do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) debateram o tema.

A ExpoVinis Brasil é uma referência no mercado internacional do vinho, com 500 expositores (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Eslovênia, Espanha, França e Itália) e cerca de 60 mil garrafas abertas dos cinco mil rótulos oferecidos e degustados por mais de dez mil pessoas.

Marca registrada da feira, a eleição dos Top Ten, degustação feita às cegas por especialistas nacionais e internacionais, escolheu os dez mais dessa edição.

Foram premiados vinhos nas categorias de Espumante Nacional, Espumante Importado, Branco Nacional, Branco Importado, Rosé, Tinto Nacional, Tinto Novo Mundo, Tinto Velho Mundo (dividida nas subcategorias Península Ibérica e Itália, França, entre outros), Fortificados e Doces.

A sistemática para a eleição dos Top Ten Expovinis é a mesma dos Grandes Concursos de Vinhos pelo mundo:

- Prova dos Vinhos às cegas.

- Não se conhece pelos jurados nenhuma informação prévia exceto a categoria de vinho que se vai degustar.

- As notas atribuídas aos vinhos são lançadas numa Planilha Eletrônica. Além das notas os jurados devem indicar suas preferências para 1º, 2º e 3º vinho.

- Há a possibilidade de discussões de desvios de avaliação, se as divergências forem muito significativas.

- Cada expositor pode indicar 2 amostras de seu interesse. Certamente, nem todos os vinhos presentes na EXPOVINIS passaram pela avaliação do TOP TEN.


Eu tive o privilégio, mais uma vez, de participar da cerimônia de premiação dos Top Ten, confira:



Até a próxima taça!

MOMENTODIVINO@ATRIBUNA.COM.BR



AGENDA

27/04 às 20hs: degustação de cervejas especiais no Laticínios Marcelo, R$ 60,00 Informações: 3234-1861


 
Expovinis Brasil 2015 e os TOP TEN
24-04-2015
       
       
   


 
 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy