Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Aurora lança Pequenas Partilhas Notáveis da América" 01/05/15 - A Tribuna Jornal - Santos/SP
MOMENTO DIVINO 01-05-2015

Santé! A Cooperativa Vinícola Aurora, criada em 1931, está localizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, RS. Possui hoje 1.100 famílias associadas, que recebem assistência diária de seus técnicos na condução e cultivo das uvas. Sua equipe técnica se responsabiliza por todo o processo industrial e pela qualidade final dos produtos, com atenção voltada para o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta, fazendo da Aurora uma das maiores vinícolas do Brasil.

Em seu moderno parque industrial, além da alta tecnologia, seguem rigorosos padrões de qualidade e sustentabilidade. Primam por ações benéficas à comunidade e ao planeta, gerando responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.

Atualmente, a Aurora tem em seu portfólio cerca de 200 produtos entre sucos de uva integrais (Aurora e Casa de Bento), vinhos finos tranquilos e espumantes (Aurora, Marcus James, Saint Germain, Conde de Foucauld, Aurora Procedências etc), vinhos de mesa e coolers (Keep Cooler, versões Black, Classic e ICE).

Recentemente, no Varanda Grill, em São Paulo, participei do lançamento da sua nova linha Pequenas Partilhas Notáveis da América. São quatro os rótulos, elaborados em parceria com produtores do eixo sul da América e que nos foram demonstrados por seus respectivos enólogos. Vinhos das uvas representativas da América do Sul.

Provei o Cabernet Franc (com safras anteriores em 2010 e 2011) feito aqui no Brasil, apresentado por Flávio Zilio, gerente de Enologia da Vinícola Aurora, com safra de 2103; o Carménère, por José Ignacio Maturana, enólogo da chilena Bodegas De Aguirre; o Malbec, por José P. Gómez, enólogo da Finca Agostinho da Argentina, e o Tannat, por Mauro Gimenez Mendez, enólogo da Gimenez Mendez, do Uruguai.

Iniciamos o almoço com couvert, salada e ceviche de vieiras frescas, degustando o espumante fresco, cremoso e personal Extra Brut Pinto Bandeira Método Tradicional, um pré-lançamento do jovem e dinâmico enólogo da Aurora, André Peres Jr.

Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, é a segunda região demarcada a conquistar Indicação de Procedência (IP) no Brasil. Pela sua altitude, 730 metros do nível do mar, tem uma vocação natural para cultivo das uvas que entram na elaboração de grande parte dos espumantes: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico.

Já os tintos Pequenas Partilhas Notáveis da América foram harmonizados com picanha suína e bife de ancho exclusivamente preparados para o evento. Vinhos muito agradáveis, para o dia a dia, com frescor e taninos macios que equilibram álcool, corpo médio e excelente custo.

Na mesma tarde, no stand da Aurora na Expovinis 2015, provei dentre outros o Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2011. No vocabulário enológico, millésime é um vinho elaborado com uvas de uma colheita muito especial e este é o sétimo millésime da história da Aurora. Os anteriores foram: 1991, 1999, 2004, 2005, 2008, 2009. De cor rubi com reflexos violáceos, o 2011 traz aromas de frutas negras e vermelhas maduras, toque de tabaco e chocolate e passa por barricas. Na boca é seco, fresco com taninos elegantes e macios, vinho potente e longo com 13˚GL.


MAIS INFORMAÇÕES ACESSE:

HTTP://WWW.VINICOLAAURORA.COM.BR

Vinhos notáveis, fiquei impressionada! Vivas ao vinho nacional e até a próxima taça!

MOMENTODIVINO@ATRIBUNA.COM.BR



AGENDA

7/5 - 20h. Degustação vinhos da Sicília, IT, na Decanter Santos, R$ 85,00, reservas pelo telefone 2104-7555.

11/5 - das 9 às 12h. 1o Fórum dos Sommeliers do Estado de SP, organizado pelo SindSommelier. No Hotel Leques Brasil (Auditório Marco Aurélio) Rua São Joaquim, 216, Liberdade, SP.



> Extra Brut Pinto Bandeira Método Tradicional: frescor

> Aurora Millésime Cabernet Sauvignon 2011: especial


Parceria com produtores do eixo Sul

Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2013, Bento Gonçalves, BR
Uva: Cabernet Franc 100%, com 13º GL álcool.
Passagem por barricas de carvalho francês e americano por 6 meses.

Pequenas Partilhas Tannat 2013, Las Brujas, Bodegas Gimenez Mendez, UY
Uva: Tannat 100%, com 13,5º GL álcool.
Passagem por barricas de carvalho americano por 3 meses.

Pequenas Partilhas Malbec 2013, Vale de Maipu, Finca Agostino, AR
Uva: Malbec 100% com 13,5˚ GL álcool.
40% passa por barricas de carvalho francês e americano por 6 meses.

Pequenas Partilhas Carmenère 2013, Vale do Maule, Bodegas De Aguirre, CL
Uva: Carménère 100%, com 13,5˚ GL álcool
Passagem por barricas de carvalho francês e americano por 8 meses.



 
► Leia o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy