Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Bodega Narbona é Enoturismo no Uruguai" 04/12/15 - A Tribuna Jornal - Santos/SP
MOMENTO DIVINO 04-12-2015


Santé! Estar na terra do Tannat, despertar ao amanhecer e vislumbrar da janela os vinhedos de Tannat, degustar os vinhos de Tannat e ainda dormir na bela suíte de nome Tannat, não tem preço. Assim foi minha estada na Narbona Wine Lodge em Carmelo, próxima a Colônia do Sacramento, no Uruguai. Aliás, está no guia dos hotéis de charme Relax & Chateaux, cujas cinco suítes são inesquecíveis.

Valeria Chiola, a jovem e linda enóloga me recebeu na bodega e contou-me que Juan de Narbona, vindo da Península Ibérica, deu nome e vida ao lugar no início do século passado. Em 1990 houve uma reciclagem no local sendo que em 1998 iniciaram a plantação de vinhedos com novas mudas francesas. Há bem pouco tempo, em 2010, construíram a nova adega no local original, onde se elaboram, exclusivamente, vinhos de alta gama. Pudera, visitar essa vinícola é como uma viagem no tempo, de um passado próximo junto à modernidade de seus vinhos arrojados.

A Narbona é uma Bodega Boutique que vem desde 2009, sob o comando de Valéria na vitivinicultura e Fabiana Bracco como export manager, encantando os amantes de vinhos. E, além de Tannats, em seus 15 hectares de vinhedos cultivam também as uvas Pinot Noir, Petit Verdot, Viognier e Syrah. A Sauvignon Blanc é cultivada em um pequeno vinhedo em Punta del Leste, onde há um restaurante tão charmoso quanto o de Carmelo.

Tudo se faz em Narbona! Desde queijos, manteiga, iogurte, doce de leite, mel, geleias, azeite, vinagre balsâmico, conservas de doces, massas, biscoitos, diversos tipos de pães, além do cultivo de frutas e verduras. Vale muito conhecer o restaurante acolhedor, que prima por utilizar produtos regionais, não agredindo o meio ambiente. Trata-se de uma rica enogastronomia com charme! E quem deseja apenas parar para um almoço ou jantar, vale fazer a reserva antes, pois o restaurante já é destino concorrido entre os gourmets que visitam a região de Colônia.

O chef Cristian Cabrera nos serviu uma bela tábua de queijos artesanais, feitos lá mesmo, que foi acompanhada do Sauvignon Blanc 2014 da linha Puerto Carmelo. De cor palha verdeal, o vinho fica em contato com as lias, ou seja, os resíduos da fermentação, para maior concentração, o que o distingue, com aroma e sabor de toranja e herbáceo, um vinho refrescante e saboroso, como disse Valéria: estilo Sancerre, Loire, FR.

Degustamos ainda uma entrada especial de Queso Brie Crocante con garrapiñadas (praliné) de almendras, uvas pasas, peras asadas y hojas de rúcula, ficou fantástica com o Rosé Tannat 2014, vinho austero, às cegas passa por tinto, fermentado em barricas de carvalho tem frescor e taninos leves, muito equilibrado. O Pinot Noir 2013 revelou um ótimo casamento com o brie também, aliás, um vinho de cor rubi de leve intensidade, com os aromas de framboesa e morango, toques sutis de especiarias, álcool de 13°GL equilibradíssimo, com acidez perfeita, vinho longo.

Como prato principal: carne de gado e de cordeiro e um risoto de remolacha (beterraba) com queso, pratos que foram harmonizados com o Tannat Roble 2011 e o Tannat Luz de Luna 2011. Dois vinhos de muita potência. O Luz de Luna tem 5 meses de estágio em carvalho francês o que lhe confere aroma e sabor de frutas maduras com especiarias, amadeirado taninos elegantes, equilibrando 14,6°GL, longo. O Roble passa por 12 meses de carvalho francês e tem taninos integrados com 14,2°GL , frutas, chocolate e toque apimentado, persistente.

Os postres, sobremesas, são um caso à parte. A vedete é o dulce de leche e o chef capricha no suflê de dulce de leche com helado de banana assim como no strudel de manzana e a panqueca de dulce de leche. Harmonizamos com o frizante dulce Medio y Medio, que não vem para o Brasil, mas que não falta na mesa dos uruguaios. Um vinho doce simples e típico no país, no qual se adiciona gás. Valeria me adiantou que estão plantando moscatel para um futuro espumante. Vamos aguardar!

Narbona é uma bodega boutique, pequena e belíssima que cativa a todos com seus vinhos elaborados com maestria, vinhos de alta gama!
A Importadora Devinum (http://devinum.com.br ) os traz para o Brasil.
Acesse o meu site www.enoamigos.com.br  e confira as fotos do local.
Até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br
 

 


 
Bodega Narbona é Enoturismo no Uruguai
04-12-2015
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       


 
 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy