Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "El Legado, vinho novo no Ano Novo" 01/01/16 - A Tribuna Jornal - Santos/SP
MOMENTO DIVINO 01-01-2016


Santé! Recentemente estive em Carmelo, no Uruguai, onde visitei algumas bodegas.

Hospedada em Narbona Wine Lodge, aliás, matéria desta coluna em Dez/2015, e com a recomendação da enóloga amiga, Valéria Chiola, fui conhecer a Bodega familiar El Legado.

E a minha surpresa foi tamanha, diante do afinco de uma família que está produzindo grandes vinhos, em sua pequena propriedade.

Sim, um vinho novo, que só é vendido na própria Bodega, para os amantes de vinho que se dispõem a conhecê-los.

El Legado Bodega Boutique, assim denominada, está localizada na Ruta del Vino, no departamento de Colônia, bem próxima à Carmelo.

Bernardo Mazurca, o proprietário, recebe a todos pessoalmente, apresentando desde seu pequeno vinhedo até a bodega e seus vinhos de garagem, sempre na companhia de sua esposa, Maria Marta. Que, aliás, junto com os 3 filhos homens, nos recebem com muito calor e alegria.

As terras pertenceram à família, foram vendidas e recuperadas por eles. Maria Marta nos conta que a casa da propriedade tem mais de 140 anos, e em 2005 ela e o marido iniciaram a restauração. Fato que está registrado num álbum fotográfico, com todos os detalhes da reconstrução, um capricho que dividem com os visitantes. Hoje, uma linda propriedade cercada de um gramado verde exuberante, em meio à flores e parreiras e com a graça da cadela Luna e do alvo cabritinho Rolando, lindos guardiões!

São 46 hectares de terras, mas apenas 2 hectares de vinhas, cultivadas na posição vertical livre, com baixo rendimento e alta qualidade.

Um da uva Syrah e outro obviamente da uva símbolo do Uruguai, a Tannat.
Perguntei a Bernardo se ele era o enólogo, ao que imediatamente me respondeu: "não, sou enoloco amo tudo isso"! E, pude comprovar que seu louco amor pela terra e pelo vinho está em cada rótulo produzido. São apenas 3 mil garrafas/ano, e ele não quer ultrapassar um limite de 10 mil garrafas, para continuarem se dedicando tranquilamente ao vinhedo, sua manutenção e elaboração dos vinhos. O controle do parreiral, das uvas em si, a poda das folhagens e dos cachos, a colheita, a seleção e os rejeitos, os cuidados contra doenças, fungos, pássaros e a vinificação são uma constante de Bernardo e sua família, com auxílio de alguns amigos na colheita e a consultoria do enólogo Daniel Cis, responsável por grandes vinhos uruguaios.

O enoloco Bernardo nos envolve com suas explicações sobre a vinificação enquanto conhecemos a pequena e aconchegante cave. Com rica decoração, algumas dezenas de barricas de carvalho francês e americano armazenam o último estágio do vinho antes de ser engarrafado. E me foi concedido o privilégio de retirá-lo da barrica com a pipeta, direto na minha taça, uma emoção, um prazer!

Degustei os três únicos rótulos feitos com todo o esmero e amor, acompanhe a seguir.

Um legado familiar transformado em paixão, dedicação e entrega total resultou num vinho espetacular, que conquista todos os paladares. Parabéns El Legado e até a próxima taça!

momentodivino@atribuna.com.br  



PROVEI E INDICO

El Legado Tannat Reserva 2013
Uva: Tannat (12 meses em carvalho)
Cor: púrpura intensa
Nariz: fruta vermelha e negra toque amadeirado
Boca: seco, taninos firmes e acidez integrados com 13,5°GL, muito elegante



PROVEI E INDICO

El Legado Syrah Reserva 2013
Uva: Syrah (12 meses em carvalho)
Cor: rubi média intensidade e brilhante
Nariz: frutas silvestres, especiarias, pimenta negra
Boca: seco, equilibrado, taninos evidentes e sedosos com 13,5°GL, persistente e muito saboroso



PROVEI E INDICO

El Legado Gran Reserva Tannat Syrah 2012
Uva: 80% Tannat e 20% Syrah (24 meses em carvalho)
Cor: rubi violáceo intenso e brilhante
Nariz: frutas vermelhas, ameixa e baunilha
Boca: seco, potente, taninos macios e elegantes equilibrado com 14°GL, longo


 
El Legado
13-11-2015
       
       
       
       
   


 
 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy