ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Seival Estate, na Campanha Gaúcha, inicia 2016 com a primeira colheita noturna mecanizada do Brasil
ENONEWS 04-02-2016
A Vinícola Seival Estate, integrante do Grupo Miolo e uma das mais importantes no mercado nacional, iniciou a colheita de uvas da safra 2016 de forma pioneira no Brasil: no dia 2 de fevereiro, a máquina da marca PELLENC, fabricada na França, iniciou a colheita noturna mecanizada de parte dos 200 hectares de vinhedo do Seival, que correspondem a cerca de 20% de toda a área agrícola do grupo.

A empresa investiu na aquisição da máquina e na reforma dos vinhedos para viabilizar a colheita mecânica. Os vinhos do projeto se beneficiam da nova técnica pela precisão e velocidade, pois ela permite o planejamento do dia e hora da colheita conforme seu grau de maturação, o que não era possível com o processo manual. O uso da nova tecnologia deve contribuir, a médio e longo prazo, com a especialização profissional do segmento, além de suprir necessidades da região, devido à escassez de mão de obra.

A colheita noturna pioneira no Brasil foi realizada nos vinhedos do Seival Estate, projeto da Miolo em Candiota, na Campanha, mais ao sul do Rio Grande do Sul. Na região são elaborados os vinhos Sesmarias, Quinta do Seival, Miolo Reserva, Miolo Seleção e Miolo Gamay.

O enólogo da Miolo, Miguel Ângelo Vicente Almeida, comenta que explorar as potencialidades da Sauvignon Blanc foi a principal motivação pela escolha da colheita noturna: "Durante a madrugada, a uma temperatura mais baixa, a uva está gelada e apresenta uma preservação aromática diferente da fruta colhida durante o dia a altas temperaturas. Além de aromas bastante destacados, o período mais frio preserva as cores verdes do mosto, ou seja, exerce influência não apenas no sabor do vinho, como também em sua coloração".

A Sauvignon Blanc que protagoniza essa madrugada histórica para o vinho brasileiro foi colhida a uma temperatura de 13°C, mais de 20°C abaixo do que é registrado na colheita diurna, quando as temperaturas chegam a 35°C. O resultado poderá ser conferido em junho deste ano, quando deve chegar ao mercado o Miolo Reserva Sauvignon Blanc 2016.


MIOLO WINE GROUP

Um dos maiores e mais reconhecidos grupos do Brasil, o Miolo Wine Group elabora 12 milhões de litros de vinhos finos por ano e é a empresa que mais exporta vinhos no País, para mais de 30 países. A vinícola iniciou seus trabalhos em 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou ao Brasil. Hoje, possui projetos em diferentes regiões: Vale dos Vinhedos (RS), Campanha (RS), Campos de Cima da Serra (RS) e Vale do São Francisco (BA). Informações: www.miolo.com.br


.:: • © Copyright 2007 - 2021, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy