Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Vinícola Góes e seu vinho: o Philosofia" 26/02/16 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 26-02-2016


Santé!

Louis Pasteur, médico e cientista francês, é também o autor da célebre frase: "Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros". Pode ter sido esse o motivo da Vinícola Góes nomear seu Cabernet Franc por "Philosofia". Nome bastante inspirador para esse vinho paulista e que foi batizado depois de ter sido eleito o melhor na sua categoria, na 22ª. Avaliação Nacional de Vinhos, de 2014, em Bento Gonçalves, RS.

Recentemente participei do lançamento nacional desse campeão e pude comprovar "in loco" e conhecer toda a estrutura, qualidade e ainda a beleza da Vinícola Góes, localizada em São Roque, interior de São Paulo.

E já na chegada à sua sede a sommelière Silvia Mascella, também representante do IBRAVIN (Instituto Brasileiro do Vinho), nos contempla com um show de conhecimento sobre o vinho brasileiro e o quanto a nossa vitivinicultura é especial e rica. Assunto que a maioria dos brasileiros desconhece, daí um certo preconceito com os vinhos nacionais...

Em sua palestra Silvia ensina sobre a história do vinho no Brasil, sobre as primeiras videiras trazidas em 1532 por Brás Cubas, aliás, plantadas em Santos. E, sem êxito aqui no litoral, foram levadas ao planalto e lá vingaram, e posteriormente foram cultivadas plenamente também no interior de São Paulo. Silvia enfatiza a vinda dos imigrantes italianos, portugueses e alemães. Discorre sobre as cooperativas de vinhateiros, ativas até os dias de hoje e sua importância para a nossa indústria.

E, em meio a esses fatos, ela relata acerca da fundação da cidade paulista de São Roque em 1657, seu desenvolvimento agrícola com ênfase na viticultura de uvas americanas (uvas de mesa), sua importância no cenário do vinho nacional, e, evidentemente o início da Vinícola Góes, no século passado. Uma palestra de mestre!

 

A Vinícola Góes é uma empresa familiar de descendentes portugueses, hoje na quarta geração de seu patriarca, Nhô Dito Góes. 90% da produção da empresa é vinho de mesa e suco de uva, entretanto vêm sempre empreendendo.
Em 1989 para suprir a demanda do mercado da época, a Góes inicia outra vinícola em parceria com a Família Venturini, em Flores da Cunha, RS.
Lá, desde então, cultivam-se uvas americanas e europeias ou viníferas, produzindo também a linha de vinhos finos Família Venturini.

Em terras paulistas a Vinícola Góes está colhendo os frutos de videiras viníferas com plantio iniciado em 2003, quando seus proprietários decidiram alavancar o setor dessa cultura, o que resultou no seu vinho premiado: o "Philosofia".

A Góes mantém vinhedos experimentais da casta portuguesa Verdelho, que vem se destacando junto à Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Syrah. A área de pesquisa tem ainda outras castas portuguesas como a Touriga Nacional, Tinto Cão, Alfrocheiro, Aragonês, Arinto, Fernão Pires, Alvarinho e Moscatel de Setubal. Ainda Pinot Noir, Malbec e a Lorena.

Lorena é uma uva híbrida, resultado do cruzamento da vinífera Malvasia Bianca com a híbrida Seival, que está dando o que falar. Produz vinhos muito frescos, aromáticos e elegantes. Eu pude comprovar na sede da Góes e se não soubesse diria que era um vinho da uva Torrontés ou até Gewürztraminer, em vista de sua personalidade, mas a legislação só considera vinho fino aquele elaborado com uvas viníferas.

Durante a visita, capitaneada por Cláudio, Fabio, Marcelo e Flávio Góes, o inusitado foi estar em meio aos parreirais de Cabernet Franc e ter o privilégio de provar a uva e em seguida degustar da complexidade do Philosofia 2014! O vinho foi engarrafado no dia 1° de março de 2015, com um lote de 6.500 garrafas apenas. Vale a surpresa!

Sua cor é rubi intenso e brilhante. Aromas de frutos vermelhos, amêndoas, especiarias e algo de mentol. Na boca é seco e fresco, robusto e equilibrado com 12,4° GL, taninos presentes e aveludados, muito agradável e boa persistência. Acompanha bem queijos, carnes, bacalhau, massas, risotos e um bom papo.

A Vinícola Góes está fazendo a diferença no panorama do vinho paulista. Uma família unida pelo vinho e pioneira no plantio das viníferas na região. Aos incrédulos fica a sugestão de visitar a vinícola e desfrutar além de seus vinhos um belíssimo local, que oferece enoturismo de primeira.

A Vinícola Góes fica na Estrada do Vinho, Km 9, Canguera - São Roque/SP.

(http://www.vinicolagoes.com.br/noticias3 - clique aqui para saber da programação de Páscoa na Góes)

Até a próxima taça!



PROVEI E INDICO

Vinho Tempos Philosofia 2014, São Roque, SP, BR
Cor: rubi intenso e brilhante
Nariz: frutos vermelhos, amêndoas, especiarias e algo de mentol
Boca: seco e fresco, robusto e equilibrado com 12,4° GL, taninos presentes e aveludados, muito agradável e boa persistência
Acompanha bem queijos, carnes, bacalhau, massas, risotos e um bom papo.
R$ 68,00 no site www.vinicolagoes.com.br

 
Vinícola Góes e seu vinho: o Philosofia
26-02-2016
       
       
       
       


 
 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy