Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Espumantes brasileiros no Guia Descorchados 2016" 08/04/16 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 08-04-2016
Santé!

São Paulo foi palco do lançamento da 18ª edição do Guia Descorchados 2016, recentemente no restaurante Praça São Lourenço. O Guia Descorchados, além de referência no mundo dos vinhos é a mais completa publicação catalogada de rótulos sul-americanos e também fonte de informação para consumidores, lojistas e importadores. Com a assinatura do crítico chileno Patricio Tapia, a publicação anual traz notas de degustações e harmonizações de vinhos além de apresentações de vinícolas e regiões produtoras. Nesta edição estão 190 vinícolas chilenas, 150 argentinas, 25 uruguaias e 21 brasileiras. Ao todo, foram avaliados mais de 2.500 vinhos, sendo 1.300 do Chile, 930 da Argentina, 130 do Uruguai e 84 do Brasil. O trabalho feito cuidadosamente resultou em exatas 988 páginas.

Acompanhem, queridos leitores e leitoras os melhores espumantes brasileiros pontuados no guia e a apreciação de Patricio Tapia:


 


Melhor Espumante (método tradicional)
Pizzato Vertigo Nature 2013, Vale dos Vinhedos (93 pts)
Demonstra uma tendência hoje "borbulhas sem filtrar", de vinho turvo, que preenche a boca e no olfato tem aromas oriundos das leveduras e da pouca intervenção do enólogo Flávio Pizzato.

Espumante Revelação
Hermann - Lírica Crua, Pinheiro Machado (92 pts)
Quase empatou com o Pizzato. Vinho que resgata métodos artesanais e o contato com as lias o faz turvo, de cor forte e sabor selvagem e agradável.

Melhor Espumante (método Charmat)
Domno - Ponto Nero Conceptual Edition Rosé de Noir, Vale Vinhedos (91 pts)
Embora elaborado em produção industrial, a 2ª fermentação em tanques de aço tem excelente resultado neste rosé. 100% pinot noir com muita fruta vermelha, acidez refrescante.

Melhor Espumante Brut e Melhor Rosé
Geisse Cave Geisse Terroir Rosé 2010, Pinto Bandeira (92 pts)
O chileno Mario Geisse veio a Bento Gonçalves em 1976 para assumir a Moët & Chandon Brasil, recém inaugurada. Desde então, tem sido uma grande influência nos vinhos espumantes brasileiros e consistentemente tem feito alguns dos melhores exemplos. Este delicioso 100% Pinot Noir permanece 36 meses em contacto com as lias e os frutos das melhores seleções de seu vinhedo em Pinto Bandeira. A cascata de frutas vermelhas não deixa escolha a não ser terminar a garrafa. E abrir a próxima.

Melhor Espumante Extra Brut
Campos De Cima Extra Brut 2012, Campanha Gaúcha (91 pts)
Embora seja um produtor de vinhos tranquilos, há espaço em seu catálogo para um par de vinhos espumantes, como esse extra brut. Possui intensidade aromática, estrutura firme e refrescante. Fica 24 meses em contato com as borras, o que dá profundidade de sabor e acidez fresca, brilhante. Com um pouco menos de 4 gramas de açúcar e feita a partir de 70% Chardonnay e 30% Pinot Noir é o melhor da região na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Melhor Espumante Moscatel
Santa Augusta Santa Augusta Moscatel Espumante ( 91 pts)
Elaborado em Santa Catarina, com altitude de aproximadamente 1.400 metros, o espumante é aromático, frutado, refrescante e com a deliciosa doçura da uva.

Experimente um dos nossos excepcionais espumantes e até a próxima taça!

momentodivino@atribuna.com.br



 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy