Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Vin de Constance, lendário da África do Sul" 28/08/16 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 26-08-2016

Santé! O Vin de Constance é um vinho doce produzido na África do Sul, na região de Constantia, no lindo subúrbio meridional da Cidade do Cabo. O vinhedo original foi criado pelo então governador, o holandês Simon van der Stel, em 1685 e permeava 750 hectares. Hoje a área é bem menor.

O Vin de Constance possui um passado de glórias e sua história tem mais de 300 anos de vida. Cantado em verso e prosa, foi inspiração para grandes representantes da literatura inglesa, como o autor Charles Dickens em "O Mistério de Edwin Drood", que cita o poder de um copo de Constantia. Jane Austen, autora de "Razão e Sensibilidade", recomenda à sua heroína abandonada uma taça de Constantia para amenizar sua dor de amor. Friedrich Klopstock, poeta alemão, dedicou uma ode completa ao vinho e o francês Baudelaire, em seu livro de poemas "As Flores do Mal", compara o esplêndido Vin de Constance aos lábios de sua amante. Já Napoleão Bonaparte, grande apreciador, tornou o Constance conhecido como o Vinho do Imperador, aliás ele o bebeu até no exílio. Até o nosso José de Alencar destaca o vinho no romance "A Viuvinha".

Esse vinho lendário, disputado por reis e rainhas, teve sua produção inibida no final do século XIX com a chegada da temida praga conhecida como filoxera, quando os vinhedos foram quase que totalmente devastados.

Em função do apartheid, a vitivinicultura do país sofreu atrasos nos quais o governo limitava a importação de mudas de uvas viníferas boas e da própria terra para cultivo. Todavia, com o redesenvolvimento da região de Klein Constantia Estate nos anos 80 e inspirados pelo desafio de reproduzir o lendário vinho doce, os sul africanos se dedicaram à pesquisa e à reprodução do afamado vinho de sobremesa. O êxito veio, a tradição está mantida nas garrafas de 500ml e hoje o Vin de Constance vem acumulando medalhas em premiações e todos os louros merecidos.

Klein Constantia e Groot Constantia são atualmente os produtores que vinificam o Vin de Constance. Elaborados a partir da uva Muscat de Frontignan extremamente maduras, colhidas tardiamente. Durante a sua vinificação a fermentação é interrompida para a que doçura da fruta seja preservada ao final, com teor alcoólico razoável e alta acidez esse vinho promete vida longa, dá para guardar por 20 a 30 anos.

Inspirei-me a escrever sobre esse néctar porque eu tive o privilégio e a honra de sorvê-lo. Meu genro abriu uma garrafa Klein Constantia 2005, trazida da viagem com minha filha à África do Sul e todos juntos comemoramos o nascimento do Henrique, meu neto amado!

O vinho é dos deuses e o meu neto é muito lindo e querido! Viva a vida! Até a próxima taça!

momentodivino@atribuna.com.br

 


PROVEI E INDICO

Klein Constantia Vin de Constance 2005 - Klein Constantia Estate, ZA
Uva:
Muscat de Frontignan
Cor: amarelo dourado brilhante
Nariz: buquê complexo, mel, pêssego, casca de laranja, frutas secas, sândalo
Boca: doce, acidez intensa e soberba, untuoso e sedutor equilibra 12,5 GL, longo
Harmonização: queijos azuis como stilton, roquefort e gorgonzola, foie gras, tortas e bolos de frutas, nozes, amêndoas ou chocolate branco
O vinho era trazido pela Grand Cru, há dois anos o Klein Constantia 2008 custava R$ 452,00, não tenho conhecimento onde encontrar no Brasil hoje.

 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy