Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Aguce os sentidos no brinde" 30/12/16 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 30-12-2016

Santé!

Brindar o novo ano é um ritual, uma magia que encanta. Quem de nós nunca fez um brinde para comemorar uma ocasião, e ainda mais agora no réveillon? Todos aguardamos ansiosos a noite de 31 de dezembro para fazer nossas juras, nossas promessas e darmos as boas-vindas ao Ano Novo.

Mas como surgiu a tradição do brinde?

Segundo a mitologia, Dionísio, o deus grego do vinho, inventou o brinde na tentativa e acerto de proporcionar alegria aos cinco sentidos humanos. A visão já havia se agradado da cor do vinho, o olfato se encantado com o aroma, o paladar com o seu sabor e o tato com a temperatura. Entretanto, a audição não havia obtido prazer algum com a apresentação da bebida, motivo pelo qual Dionísio convidou a todos para que batessem suas taças umas contra as outras, fazendo surgir o tilintar, agradando, assim, a audição. Ah! esse barulhinho bom, que sempre nos faz felizes.

Há quem diga que o brinde sempre foi um pretexto de precaução contra os inimigos. Reis, imperadores e o povo, em geral, batiam seus copos (de prata, latão, estanho) para que as bebidas se misturassem. Assim, a possibilidade de envenenamento se "diluía", literalmente...

Ainda, alguns povos europeus cultivavam lendas de que o tilintar das taças afastava espíritos malignos ou demônios. Há crendices para todos os gostos! Mas foi no século XVI que o brinde se popularizou na Inglaterra, ganhando o mundo.
O importante é que o brinde se consagrou como um ritual em que a bebida é expressão de honraria e boa vontade. Brindar é símbolo de alegria e comemoração do êxito, seja com a família e entre amigos, seja profissionalmente.

Os brindes podem ser longos, conter contos, verdadeiras histórias! São os brindes mágicos, repletos de valor que enobrecem o momento, enriquecidos pela boa companhia, elemento fundamental para se apreciar um bom vinho, certamente. Ainda que curtos, o desejo de prosperidade, de união, de alegria e amor ao próximo em cada comemoração sintetizam o brindar. O simples desejo de saúde é elementar no brindar, isso porque representa o fundamental na vida. É a saúde que nos permite viver tudo de bom e seguir brindando os nossos melhores momentos, não é verdade!?

E para nós, apreciadores do vinho, ele é o símbolo de todos os brindes. Ou seja, ainda que não haja grandes comemorações, abrir uma garrafa especial propicia o momento divino, ensejando a comemoração em si mesma. Brinde sempre! A vida merece ser comemorada e agradecida a cada dia. E eu brindo e agradeço esse espaço por ter vocês, queridos leitores, mais pertinho do mundo do vinho.

Cheers! Prost! Salud! Salute! Tim tim! Santé!

Feliz 2017 e até a próxima taça!

momentodivino@atribuna.com.br



 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy