Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Valbuena um vinho especialíssimo" 20/01/17 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 20-01-2017

Santé!

Um vinho, um sentimento. Um vinho que remete a uma viagem, a tantas lembranças queridas, tantas emoções. Abri o Valbuena 5°, safra de 2005, Bodegas Y Viñedos Vega Sicilia - DO Ribeira del Duero (Espanha), no dia 02 de janeiro de 2017. É ano novo, é tempo de celebração, tempo de renovação, e também é tempo de pensar no que passou para planejar o que virá. E esse foi o vinho que escolhi para o momento. Trouxe na viagem que fiz à Espanha em fins de 2011, com meus pais. Foi uma viagem muito especial pois fomos visitar uma das minhas filhas, que lá residia na época. Ah! Que viagem linda!

179.428 foi o número de botellas produzidas deste vinho em 2005, para ser dividida por tantos milhões de potenciais compradores e experts apreciadores do néctar de Baco. Comprei no El Corte Inglés em Barcelona. Para se ter uma ideia de valores eu fiz uma pesquisa no site da loja e um Valbuena 5° 2011 vale hoje, aproximadamente 117 euros. Aqui no Brasil os Vega Sicilia são trazidos pela Mistral (http://www.mistral.com.br) e, a safra 2010, não sai por menos que R$1.420,00. Isso porquê o Valbuena 5° é o segundo vinho depois do Vega Sicilia Unico, ícone espanhol, que já tive o privilegio degustar - o preço deste vai lá no céu...

Bodegas Y Viñedos Vega Sicilia é um dos grandes produtores de toda a Espanha, situada na região norte, Ribera del Duero, é próxima de Madri e Bilbao, ao lado de Valladolid. A propriedade é formada por 1.000 hectares, dos quais aproximadamente 250 são destinados ao cultivo de vinhas.

A bodega foi fundada em 1864 por Don Eloy Lecanda y Chaves, que chegou da região de Bordeaux com Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot, plantando-as, ao lado da variedade ícone do país, a uva Tinto Fino ou Tempranillo, nos áridos solos da região.

A reputação da vinícola começou a ser criada a partir de 1903, sob o domínio de Antonio Herrero, conquistando inúmeros prêmios e comercializando também seus vinhos internacionalmente. A Bodega passou por diversos proprietários e desde 1982 está em mãos da família Alvarez com total êxito.

A Vega Sicilia adota processos meticulosos para a produção dos seus vinhos. Nos vinhedos os rendimentos, a colheita e a seleção esmerada das uvas são controlados rigorosamente.

Já na adega os vinhos passam por barris de carvalho, antigos e novos, que, apesar do envelhecimento prolongado, como por exemplo o vinho Vega Sicília Unico que estagia por mais de 15 anos, apresentam sabores e aromas complexos, provando a excelente qualidade das matérias-primas de Vega Sicilia. O mais lendário e almejado vinho espanhol, o Vega Sicilia Unico, dispensa apresentações. É um dos maiores vinhos do mundo, e o mais emblemático da Espanha. Já o Valbuena 5° é outro vinho superlativo, de muita classe, extremamente complexo, saboroso e sedutor. Trata-se de um exemplar que envelhece menos tempo em carvalho que o Unico, sendo lançado cinco anos após a colheita.

E continuando minha pauta eu o abri, o deixei aerar um tempo na própria taça. E estava divino. A composicão do Valbuena 5° é em sua maioria Tempranillo ou Tinto Fino, mesclados a um pouquinho de Cabernet Sauvignon e Merlot. Seus aromas me sensibilizaram ainda mais, pois um vinho que estagiou em barricas americanas e francesas e passou para a garrafa nas adegas cumprindo um período de 5 anos, com 12 aninhos de vida, demonstrava ainda pura jovialidade. Cor rubi violácea muito intensa, confesso que o seu halo ainda era de um baby e um nariz com muita fruta como ameixas, amoras, cassis, figos em compota, flores. E mais, aromas de especiarias, madeira, chocolate, butterscotch e tostados foram surgindo. Na boca é indiscutivelmente de uma personalidade vibrante e elegante. Vinho com álcool de 14,5° GL imperceptíveis, sabor de fruta com taninos maduros, firmes e macios, desceu como um veludo mesmo. Redondo, estruturado e equilibrado o Valbuena 5° 2005 demonstra toda a potência do terroir. Realmente um grande vinho tem o poder de transformar uma noite numa história marcante! Crie você também querido leitor uma grande ocasião abrindo um bom vinho. Olé! E até a próxima taça!

momentodivino@atribuna.com.br



AGENDA

28/01 (sábado) às 20h degustação "Tender is the Night" com vinhos da uva Torrontés e boa música com Alenvox na Adega Petit Verdot. Info tel. 13 3221-6251

14/02 (3ª f) das 17h30 às 21h30 Wine Tasting de vinhos brancos e rosés no Laticínios Marcelo. Info e reservas pelo tel. 13 32341861

 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy