Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "As Artesanas do Uruguai" 31/03/17 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 31-03-2017

Santé! Talvez não seja coincidência a Artesana Winery estar localizada em Las Brujas, Canelones, no Uruguay. Fato é que nessa vinícola as vinhas crescem, florescem e frutificam sob olhos e mãos de fadas alquimistas, as enólogas Valentina Gatti e Analía Lazaneo. As duas amigas iniciaram a Artesana em 2007, junto com o investidor norte americano, Blaque Heinemann, que as contatou para desenvolver o projeto.

A região de Las Brujas, está a 30 km de Montevideo, no paralelo 34, o mesmo da Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. A concentração de 8,5 hectares de vinhas, com solo argilo-alcário combinado com estações quentes, de clima temperado, resulta num fruto maduro, equilibrado em álcool e acidez. 

Um dos diferenciais dessa bodega é o cultivo da uva Zinfandel. São os únicos produtores de vinho desta casta no Uruguai, com a qual elaboram um assemblage com Tannat e Merlot, surpreendente, sem dúvida um dos grandes vinhos do Uruguai. Também um rosé delicioso e refrescante e um varietal puro e divino. Uma experiência inicial que deu bons frutos, a Zinfandel foi plantada a pedido do sócio Marke e estabeleceu outro estilo de vinho uruguaio, uma vez que é cultivada na Califórnia, em terras diferentes e clima muy caliente. E para quem não conhece, a Zinfandel é a mesma uva italiana Primitivo, que, por sua vez, é originária da Croácia.

Visitei a viña e fiquei encantada com a paisagem, a simplicidade e a qualidade dos vinhos com produção total de apenas 40.000 garrafas, e Valentina Gatti me confessou que não querem ir muito além desse número, uma vez que seus vinhos são de alta gama.

A primeira colheita da vinícola foi em 2010, um sucesso! Criaram um Tannat diverso dos demais do Uruguai, com taninos menos rústicos, mais delicados e elegantes. Resultado de muito cuidado no vinhedo, na vinificação, tempo de maceração, estágio em barricas de carvalho francês e americano (novos e de segundo uso). Aliás, uma tendência hoje.

Os Vinhos Artesana contém um profundo aroma de frutas e taninos impecáveis, são vinhos elegantes, poderosos e complexos. Com estrutura para guarda de 10 anos ou mais além de acessíveis ao consumidor final, principalmente se você os adquirir lá na vinícola.
Grande parte da produção vai para Estados Unidos e Brasil, um tantinho para Inglaterra e Alemanha, o restante é  vendido na propriedade, onde se pode apreciar os vinhedos e os campos com cavalos ao fundo, num restaurante ao ar livre sob o comando de Martin Amengual, marido de Valentina. O chef prepara pães, patês, conservas, geleias, saladas e legumes com uma carne especial na parrilla harmonizando com os rótulos da casa. Ah! Uma panqueca crocante de doce de leite dá o toque final!

Artesana é um projeto totalmente manejado e conduzido por mulheres, que desenvolvem um meticuloso trabalho nos vinhedos, na vinificação, na apresentação e distribuição de suas botellas pelo mundo.  Mulheres do vinho! Que orgulho!

Até a próxima taça!
momentodivino@atribuna.com.br


 
www.artesanawinery.com

Ruta 48 km 3.600, Las Brujas, Canelones, UY tel 598-95780629

turismo@artesanawinery.com  


AGENDA

04/04 World Wine Experience Península Ibérica, no Figueira Rubayat, SP. R$150,00 Tel. 11 4003-9463
11/04 lançamento Guia Descorchados 2017 - info no site http://revistaadega.uol.com.br




PROVEI E INDICO

Artesana Zinfandel 2016, Canelones, UY
Uva: Zinfandel (13,5º GL) (sem Barrica)
Cor: rubi leve intensidade brilhante
Nariz: licor de cassis, morangos em compota e ameixas maduras
Boca: seco, fresco, frutado, corpo e taninos leves, leve doçura ao final saboroso


PROVEI E INDICO

Artesana Tannat Zinfandel 2015, Canelones, UY
Uva: 80%Tannat 20%Zinfandel (12 m barrica)
Cor: rubi intenso brilhante (13,6ºGL)
Nariz: compota de framboesa, morango e ameixas, especiarias, caramelo e cedro
Boca: seco, boa acidez, encorpado, equilibrado, taninos integrados e macios, persistente com leve doçura ao final beber agora ou guardar


PROVEI E INDICO

Artesana Tannat Reserva 2015, Canelones, UY
Uva: Tannat (12 m barrica)
Cor: rubi intenso e profundo (14,2ºGL)
Nariz: frutas vermelhas e negras, especiarias, alcaçuz e chocolate
Boca: seco, boa acidez, encorpado, saboroso, potente, taninos elegantes e aveludados, beber agora ou guardar

Venda digital no Brasil: Ruta 12 e Winelovers e Vinhos e tais


 
Artesana Winery Uruguay Enotour
30-03-2017
       
       
       
       
       
       
       
       
       
       


 
 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2017, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy