ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Breaking news – Bodega Garzón
ENONEWS 06-04-2017

 


Maldonado, Uruguay, março/17


 


A colheita 2017 está por terminar em Maldonado, região uruguaia onde está localizada a Bodega Garzón.


Ficamos entusiasmados com as notícias que agora compartilhamos com vocês:


 


Aspectos climáticos:


A primavera foi de muitos ventos e chuvosa, onde a umidade e o controle de fungos exigiu extremo cuidado. Durante o mês de novembro, mês da floração, surgiram precipitações acima do normal, o que foi positivo para uma boa formação de flor e fruto. Já no mês de dezembro, em todo Uruguay, ocorreram chuvas fortes de granizo, mas em Garzón essas precipitações foram de menor intensidade, de modo que a qualidade dos frutos não foi afetada.


O ano de 2017 começou com um janeiro chuvoso, anunciando uma colheita “complicada”. Porém, nos meses de fevereiro e março, as chuvas diminuíram em intensidade e frequência, permitindo uma perfeita maturação das uvas brancas e tintas.


Segundo Eduardo Félix, Chefe do Departamento de Agronomia, “apesar dos baixos rendimentos desta safra, ela, certamente, será lembrada pela notável qualidade obtida, em especial na Cabernet Franc. “


Já o enólogo chefe de Bodega Garzón, que tem a assistência internacional de Alberto Antonini, soltou o primeiro report desta safra, complementando com as seguintes informações:


“ As boas condições climáticas desta safra, que tivemos no princípio da vindima, nos permitiram alcançar uma ótima maturação das uvas brancas. Nosso Sauvignon Blanc está muito característico e nosso Alvarinho muito fresco e intenso de aromas. ”


 Segundo Germán, em termos de aromas dos vinhos brancos, chamou atenção a predominância dos toques minerais, provavelmente, devido a uma maior exploração radicular em torno da rocha-mãe existente em Garzón. Certamente, esta característica será tema de futuros estudos.


O final da colheita de tintos está previsto para até dia 31 de março. E aqui destaca-se o bom nível de maturação de taninos e a boa qualidade das uvas, em geral. Já se pode adiantar os bons resultados obtidos com a Merlot, Cabernet Franc (esta em especial), Marselan e Pinot Noir.


Ainda segundo Germán, “ de um modo geral, os  vinhos são potentes e frescos, intensos na boca e com acentuada presença do nosso terroir. ”


É cedo para falar qualquer coisa da Tannat ou mesmo da Petit Verdot, uma vez que foram as últimas cepas a chegaram na adega, e ainda encontra-se em processo de fermentação.


Pode-se dizer que essas variedades também produzirão vinhos de alta qualidade, já que as uvas se apresentaram excelente qualidade para a elaboração de grandes vinhos.


Parece muito promissora toda a safra 2017 em Bodega Garzón. Vale a pena conferir.


 


Mais Informações:


Bodega Garzón


Viva a “Experiencia Garzón”. Entre no site e veja: www.bodegagarzon.com
Rota 9, KM 175
Maldonado, Uruguay


 


No Brasil, Bodega Garzón é representada por World Wine.


www.worldwine.com.br

.:: • © Copyright 2007 - 2021, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy