ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Vinho: Riqueza de sabor e tradição - Revista Estar Bem Nº1 Out/2009
Por Cláudia E. Garcia de Oliveira
ARTIGOS 01-10-2009

Caríssimos leitores da Revista Estar Bem,

Essa coluna é pra mim um presente, pois tenho o máximo prazer em repartir com vocês meu encantamento e humilde aprendizado em torno da cultura do vinho.

Desde menina o vinho está na minha vida. Tendo os avós paternos espanhóis, o avô materno português e avó italiana, a tradição do vinho sempre esteve presente nas festas cristãs junto à família. Ah! Como eu gostava daquela sangria de vinho com soda que o vovô preparava especialmente para os netos...

Ainda pequena, em período de férias escolares, em que viajamos a Caxias do Sul (RS), me vi pela primeira vez debaixo de um parreiral colhendo e comendo uvas.  Esse momento faz parte da minha história, pois em minhas viagens enoturísticas, quando estou diante de um vinhedo sinto a mesma emoção, tão próxima da matéria prima do vinho.

Como advogada formada pela Universidade Católica de Santos , deixei os tribunais quando nasceu minha filha caçula, em 1998 e desde então venho me dedicando aos estudos e prazeres desta bebida dionisíaca.


E agora vou compartilhar com os apreciadores e futuros apreciadores de vinho, certamente!
Brancos, tintos, rosés, espumantes, fortificados, doces...

A presença do vinho na mesa dos brasileiros é notória e aumenta a cada dia. Quem não gosta de brindar grandes conquistas com uma taça de espumante? Leigos e connaiseurs, com certeza!
A cultura do vinho vem permeando nossas vidas. Os que se encantam com o vinho  conhecem novas culturas, se aperfeiçoam na geografia mundial, respeitam ainda mais o vinhateiro, o enólogo, o produtor, que depositam sua história, sua alma, dentro de cada garrafa.

Sem contar os efeitos benéficos que o vinho proporciona à saúde, tão propagados hoje em toda a mídia. Com um consumo moderado, os polifenóis (um dos compostos do vinho) são os antioxidantes que mais agem em prol do nosso organismo, através de seus flavonóides, taninos, resveratrol.  Esses componentes do vinho fazem bem ao nosso coração, ajudam na prevenção do câncer, entre outros benefícios. Esse será o tema da próxima edição, em que trarei ao leitor todas as informações necessárias para o seu "estar bem".

O vinho é uma bebida agregadora, que reúne as pessoas. Deguste a leitura e traga também suas dúvidas e curiosidades.

"A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes"
                                                  Alexander Fleming (1881/1945)

Até a próxima taça! Santé! Tim Tim!
Cláudia Elaine Garcia de Oliveira

.:: • © Copyright 2007 - 2021, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy